TESOURO SELIC DANDO PREJUÍZO AINDA VALE A PENA EM 2020? ONDE INVESTIR A RESERVA DE EMERGÊNCIA?

Desde o dia 10 até o dia 28 de setembro o Tesouro Selic causou prejuízo de 0,33%. É uma perda até pequena, mas nenhum investidor quer ter prejuízo ao investir seu dinheiro, ainda mais quando estamos falando de uma aplicação que rende pouco justamente pela sua segurança e liquidez imediata.

A alternativa de muitos investidores para investir a reserva de emergência tem sido os diversos tipos de certificados de depósitos de instituições financeiras indexados à variação do CDI. Muitas modalidades possuem a garantia do FGC, o Fundo Garantidor de Créditos, para valores de até R$ 250 mil por CPF, e por instituição financeira. Alguns desses investimentos ainda são isentos de Imposto de renda para pessoa física.

Do ponto de vista de rentabilidade, é muito próxima da variação da taxa Selic. Porém precisamos lembrar que quando o assunto é segurança, ou seja, risco de crédito, os títulos públicos continuam sendo os investimentos mais seguros que temos no mercado financeiro. O Risco de calote de um CDB ou de uma LCI, embora sejam protegidos pelo FGC, é sempre maior que o risco de crédito de um título público com o tesouro Selic por exemplo, a famosa LFT.

#tesourodireto #reservadeemergência #tesouroselic