como cortar e preparar uma picanha

Provavelmente você já provou alguma picanha que não fez jus à fama da carne saborosa que é a queridinha do churrasco no Brasil. Devido à sua camada de gordura um tanto espessa, a picanha tem sabor e maciez únicos, e até quem não gosta tanto de gordura faz questão de não separá-la da carne quando se trata de picanha.

 

Porém, é possível que, se não fatiada da maneira correta, a carne perca sua maciez e exija um trabalho extra dos maxilares. O churrasco não fica do mesmo jeito. Por isso, nós preparamos um passo a passo de como cortar picanha desde o corte da peça inteira, até ser servida aos convidados.

 

Após retirada da embalagem, a primeira coisa a ser feita é identificar se a picanha é direita ou esquerda, você saberá ao colocar sua mão aberta sobre a peça, sempre com seu dedão acima do lado mais grosso da gordura. Se for sua mão direita, a picanha veio do lado direito do boi, mesma coisa para a mão esquerda. É por essa parte mais grossa que o corte começará.

 

O maior erro que os churrasqueiros cometem é cortar os bifes em linha reta, paralelo à linha da peça, isso deixará a fibra da carne mais longa na hora de servir, o que resultará num aspecto mais duro.

 

A partir do lado mais alto da gordura, coloque a faca na diagonal da peça, fazendo cortes de aproximadamente dois dedos de espessura, até o final da peça. Dessa maneira você poderá ver claramente a fibra da carne mais longa.

 

Antes de colocar os cortes na grelha, deixe na frente da churrasqueira por 4 minutos, já com o sal grosso, pra que fique na temperatura ambiente. Coloque os pedaços maiores ao fundo da grelha e os menores na frente onde o calor é mais brando. Cerca de 7 a 8 minutos cada lado com o fogo na temperatura certa, sem labaredas.

 

Antes de servir, posicione os pedaços na tábua fazendo o corte na direção contrária à fibra da carne, como se formando um x. Isso deixará a fibra bem pequena e muito macia, garantindo uma picanha e um churrasco perfeito!