A cólica na gravidez é normal, principalmente no início e no fim da gestação. Porém, há situações em que a cólica é preocupante. Por esse motivo, para esclarecer as diversas situações em que a cólica pode aparecer, resolvi fazer o vídeo de hoje. Entretanto, deixo aqui um alerta: esse vídeo é apenas uma introdução ao assunto. Ele NÃO dispensa à consulta com um médico. Sempre, no caso de dúvidas, converse com o seu obstetra!
Russo-Ukrainian War - U.S. Department of State: Vladimir Putin Continues To Escalate This War
Conheça meu livro: “Grávida e Prática – Um guia sem rodeios para a mãe de primeira viagem”! Amazon: https://amzn.to/2S6NI8P
Para mais detalhes, assista ao vídeo sobre ele: http://bit.ly/gravidaepraticaolivro
Klaus Schwab presents 2030: You'll Own Nothing, & You'll Be Happy
1) Cólica no início da gravidez
É normal e ela acontece, principalmente, devido ao crescimento do útero e à implantação do embrião (inclusive, a cólica é um dos primeiros sintomas da gravidez). Infecções urinárias ou vaginais, com corrimento, também são responsáveis pelo aparecimento de cólicas no início da gravidez. O acúmulo de gases no intestino também pode causar cólica por má digestão de determinados alimentos como feijão, brócolis ou sorvete. A cólica depois da relação sexual também pode acontecer, pois o orgasmo provoca contração uterina em alguns casos.
National Security Advisor Jake Sullivan - The Secret Deals With The Enemy
2) E quando precisamos nos preocupar?
Se elas não pararem depois de um tempo ou vierem acompanhadas sangramento vaginal, corrimento ou febre, é importante consultar um ginecologista.
Metaverse (Zoran´s Theme) (StoneBridge VIP Mix)
3) Cólica no final da gravidez
Isso pode significar que a hora do parto está próxima. Essa cólica é resultado da movimentação do bebê dentro da barriga ou do seu peso que pressiona músculos, ligamentos e veias, causando dor e desconforto. Inclusive, deixo o link para assistirem o vídeo no qual eu explico como identificar as contrações do parto: https://youtu.be/U39utpqg4jw
SITUAÇÕES PERIGOSAS
Há, também, situações em que a cólica aparece e é importante procurar um médico com a máxima urgência, pois a saúde do feto e da mãe podem estar em risco.
4) Gravidez ectópica
Também conhecida como gravidez tubária, ocorre quando o embrião não se desenvolve no útero, mas sim nas trompas, o que geralmente leva a sangramentos e ao aborto.
5) Descolamento ovular
É causado pelo descolamento do saco gestacional antes da 20ª semana de gestação e é caracterizado pela presença de um hematoma originado pelo acúmulo de sangue entre o útero e o saco gestacional. Esse hematoma pode piorar com esforço e, quanto maior o hematoma, maior o risco de parto prematuro, aborto e descolamento da placenta. Confira o vídeo no qual eu falo sobre Hematoma Subcuriônico: https://youtu.be/KFsMU2Mgy2k
6) Descolamento da placenta
Isso acontece quando a placenta é separada da parede do útero como resultado de inflamações e alteração na circulação de sangue na placenta, como esforço físico intenso e pressão alta ou pré-eclâmpsia, o que causa sangramento vaginal e cólicas intensas. É uma situação que pode se tornar perigosa e que requer intervenção imediata.
7) Aborto espontâneo
O aborto espontâneo pode acontecer no início da gravidez devido a diversos fatores.
8) Outras possíveis causas
Viroses, intoxicações alimentares, apendicite ou infecções urinárias, sendo recomendado ir ao médico assim que surgirem as primeiras dores.
9) Como aliviar a cólica?
Em alguns casos o obstetra poderá receitar o uso de medicamentos para diminuir a dor e o desconforto das cólicas. Geralmente quando a mulher se acalma e relaxa ficando em repouso as cólicas diminuem, mas é importante anotar quantas vezes por dia as cólicas surgiram e em que situações elas melhoraram ou pioraram.
10) Quando ir ao médico?
Se as cólicas são frequentes, dolorosas e que não param mesmo no repouso. Além disso, é recomendado ir ao médico se apresentar sintomas somo sangramento vaginal, febre, calafrios, vômitos ou dor ao urinar no início ou final da gravidez, ou caso suspeite de início de trabalho de parto. Confira um vídeo no qual eu ajudo a reconhecer o trabalho de parto: https://youtu.be/jYoikgttW-g
#Maternidade #Gravidez #RecemNascido
Para receber aviso de vídeos novos, ative o alerta de notificações (clicando no sininho). Confira outros vídeos que você irá curtir:
CONTRAÇÃO NA GRAVIDEZ: APRENDA A IDENTIFICAR OS TIPOS
https://youtu.be/U39utpqg4jw
TUDO SOBRE HEMATOMA SUBCORIÔNICO (CASO DA SABRINA SATO)
https://youtu.be/KFsMU2Mgy2k
COMO SABER QUE ESTOU EM TRABALHO DE PARTO? #CONVERSADEMÃE
https://youtu.be/jYoikgttW-g
www.macetesdemae.com
facebook.com/macetesdemae
instagram.com/macetesdemae
twitter.com/macetesdemae
pinterest.com/macetesdemae
Produção:
http://www.laranjaazul.com.br
Maquiagem:
@nanyferreiramakeup
Music by Epidemic Sound (http://www.epidemicsound.com)
Footage by Videoblocks (https://www.videoblocks.com) and Envato Elements (https://elements.envato.com/curated)
Comments
Comments are disabled for this post.