Aprendizados de 2020 que podem nos ajudar a qualificar o ensino remoto em 2021

O Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem, por meio dos profissionais que atuam nas UEs de Anos Finais e Ensino Médio, em parceria com a UNIEB Guará realiza ação formativa com a temática “Aprendizados de 2020 que podem nos ajudar a qualificar o ensino remoto em 2021”. Para este momento convidamos Gina Vieira Ponte de Albuquerque para tratar sobre o tema.

Gina Vieira Ponte de Albuquerque é graduada em Letras-Português e Respectivas Literaturas pela Universidade Católica de Brasília-UCB (2000). Pela Universidade de Brasília-UnB é especialista em Educação a Distância (2009), Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar (2011) e em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais (2015). Também pela UnB é mestra em Linguística, com ênfase em Análise de Discurso Crítica.

Atua como professora da educação básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde abril de 1991, tendo trabalhado 20 anos em regência de classe, dois anos como supervisora pedagógica e um ano como coordenadora. Também na rede de ensino do DF atuou como formadora de leitores em biblioteca escolar.

Em 2014, criou e executou o Projeto Mulheres Inspiradoras, que foi desenvolvido no Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilândia, em duas edições, junto a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. O projeto foi agraciado com 13 prêmios, sendo dois internacionais e, em 2017, em função de um acordo de cooperação internacional entre o Governo de Brasília- GDF, o Banco de Desenvolvimento da América Latina- CAF e a Organização de Estados Iberoamericanos – OEI, foi transformado em programa de governo chegando a mais 15 escolas públicas do Distrito Federal. Gina atuou como coordenadora do programa, elaborando o desenho da formação de professores e professoras participantes da iniciativa.

Hoje o programa denomina-se “Mulheres Inspiradoras: política educacional de valorização de mulheres, a partir de práticas de leitura e de escrita na rede pública de ensino do Distrito Federal” e acontece em 41 unidades de ensino. A iniciativa vem se consolidando como política pública, e está presente, também, em escolas municipais em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Gina Vieira também é membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos e embaixadora do I Prêmio Ibero-americano de Educação em Direitos Humanos, tendo proferido mais de 400 palestras sobre Equidade de Gênero e Educação em Direitos Humanos em escolas, universidades e centros de pesquisa.

Auxiliando na acessibilidade da live contamos com as intérpretes de libras Yorrana de Pádua do Jardim de Infância 05 da CRE Gama e Fabiana Barros do CEF 01 Guará.

Nesta ação contamos também com o apoio e mediação das profissionais Aline Hollyday, Chefe da UNIEB Guará; Larissa Corrêa, Coordenadora Intermediária do SEAA Guará; Mara Leles, Pedagoga da EEAA do CEM 01 Guará; Karine Freitas, Pedagoga da EEAA do CCM CED 01 Estrutural e Lívia Marra, Pedagoga da EEAA da EC 02 Estrutural.